Após seis dias à deriva, pescadores são resgatados pela Marinha brasileira
Aventuras Na História
Nesta quarta-feira, 20, a Marinha brasileira resgatou sete pescadores que ficaram à deriva na costa do Nordeste nos últimos seis dias. No dia 4 de setembro, o barco zarpou de Camocim, no Ceará, tendo sido resgatado em São Luís, no Maranhão.
Durante a viagem, uma falha mecânica deixou os tripulantes perdidos no mar, a 226 quilômetros da capital maranhense. Eles foram encontrados com saúde, graças ao estoque de água e comida que possuíam a bordo.
Conforme repercutido pelo portal O Globo, a Marinha foi notificada do ocorrido no dia 18 de setembro pelo Serviço de Busca e Salvamento, que mobilizou uma aeronave Super Cougar para o resgate. José Augusto do Nascimento, 52, um dos pescadores, explicou como foi o processo.
Estávamos na esperança de que o resgate viria por meio de alguma embarcação que passaria pelo local, quando avistamos a aeronave da Marinha. Foi motivo de alívio e alegria.”, disse José Augusto.
O resgate
A operação foi uma colaboração do Corpo de Bombeiros, da Capitania dos Portos do Maranhão e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís. Em nota, o capitão dos Portos do Maranhão, Alexandre Roberto Januário, afirmou que o incidente “serve como lembrete do perigo constante enfrentado por aqueles que trabalham no mar”.