Arqueólogos encontram cabeças de deuses gregos feitas de pedra, na Turquia
Aventuras Na História
Uma equipe de arqueólogos da Universidade Kütahya Dumlupınar, da Turquia, encontrou nas proximidades das pontes romanas que atravessam o córrego Penkalas, em Çavdarhisar, diversas cabeças de pedra representando deuses gregos.
Conforme avaliaram os pesquisadores, os achados representam Eros, deus do amor e do erotismo, e Dioniso, divindade da colheita de uvas, vinificação, fertilidade, insanidade, festa e teatro. Também foram encontradas homenagens ao semideus Héracles e diversos outros deuses gregos.
Conforme informou o portal HeritageDaily, os arqueólogos ainda encontraram uma estátua quase completa, da qual faltavam somente um pé e metade de seu pedestal.
Com mais de 2 metros de altura, ela representa um homem. Entretanto, a equipe ainda não sabe se ela retrata um deus, um herói, ou mesmo uma figura importante de Ezani (ou Aizanoi), como se chamava o local antigamente.
A cidade de Ezani
De acordo com a fonte, Ezani foi uma cidade frígia do extremo oeste do reino da Frígia e que, durante o Período Helenístico, foi alternada entre os reinos de Pérgamo e da Bitínia.
Mais tarde, em 133 a.C, passou a ser controlada pelo Império Romano, período no qual se tornou um importante centro político e econômico, o que refletiu na construção de importantes edifícios monumentais.