TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Arquivo Nacional promove exposição com documentos sobre Rubens Paiva
Notícias

Arquivo Nacional promove exposição com documentos sobre Rubens Paiva

publisherLogo
Aventuras Na História
27/03/2025 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16492621/original/open-uri20250327-18-khg20s?1743098718
©Divulgação/Memórias da Ditadura
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Arquivo Nacional promove, até o dia 1º de abril, a Semana Memórias Abertas, um evento dedicado a resgatar e discutir o direito à memória e à verdade sobre a Ditadura Militar no Brasil. A programação inclui a exposição de réplicas de documentos históricos que revelam detalhes sobre a perseguição política, a censura e a resistência democrática durante o período.

Um dos destaques da exposição é a cópia do depoimento do médico Amílcar Lobo, que contradiz a versão oficial do Exército sobre o desaparecimento do engenheiro Rubens Paiva. Segundo o relato, Lobo atendeu Paiva nas dependências do DOI-CODI, no Rio de Janeiro, em janeiro de 1971, e descreve o estado grave em que ele se encontrava, com sinais de tortura.

"Ao examinar o paciente, verificou que o mesmo encontrava-se na condição 'abdômen em tábua', o que em linguagem médica pode caracterizar uma hemorragia abdominal, sendo que naquela situação parecia ter havido uma ruptura hepática; que ao examinar o paciente, este disse ao declarante chamar-se 'Rubens Paiva'", afirma o trecho do depoimento do médico.

O Arquivo Nacional também disponibiliza documentos do Serviço Nacional de Informações (SNI) que fazem referência ao caso Rubens Paiva, incluindo aqueles que contestam a versão oficial apresentada na época. Amílcar Lobo, em seu depoimento, afirma ter visto escoriações no corpo do ex-deputado e declara que o ele havia sido torturado.

Programação

A programação da Semana Memórias Abertas inclui ainda o evento 'Memórias Abertas: Pesquisa, Ensino e Difusão', que reúne pesquisadores e especialistas para discutir a temática da ditadura e seus arquivos. Além disso, será realizada a entrega do Prêmio Memórias Reveladas, que reconhece os trabalhos de destaque no concurso, repercute o g1.

Para mais informações sobre a programação completa da Semana Memórias Abertas, acesse o site do Arquivo Nacional.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também