Astronautas 'presos' na estação espacial devem ser resgatados pela Nasa
Aventuras Na História
Suni Williams e Butch Wilmore, que estão "presos" na Estação Espacial Internacional devido a problemas no voo de teste da cápsula Starliner, da Boeing, serão resgatados pela NASA.
Após meses de incerteza, a agência espacial decidiu lançar uma missão de "resgate" para trazer a dupla de volta à Terra. A Crew-9, da SpaceX, será lançada da Flórida nesta quinta-feira, levando apenas dois tripulantes para deixar dois assentos vazios, destinados a Butch e Suni no retorno.
A missão inicial de Williams e Wilmore, prevista para durar oito dias, acabou se estendendo por oito meses, quando ambos foram integrados à equipe rotativa da estação. Eles deverão retornar à Terra junto com Aleksandr Gorbunov, da Roscosmos, e o comandante Nick Hague, da NASA, em fevereiro.
A decisão
De acordo com o portal O Globo, a decisão de resgatar os astronautas com a Crew Dragon, da SpaceX, veio após uma série de análises e testes em solo que revelaram divergências entre os engenheiros da NASA e os funcionários da Boeing sobre a segurança da cápsula Starliner.
Mesmo após três meses acoplada à estação espacial, os propulsores da Starliner continuavam apresentando falhas inexplicáveis, o que gerou preocupação entre os especialistas.
Diante dessa incerteza, os líderes da NASA optaram por não arriscar as vidas de Williams e Wilmore na Starliner, escolhendo a Crew Dragon para a viagem de retorno.