Home
Notícias
Ativistas que atacaram estátua com tinta são detidos nos Estados Unidos
Notícias

Ativistas que atacaram estátua com tinta são detidos nos Estados Unidos

publisherLogo
Aventuras Na História
27/05/2023 12h24
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última sexta-feira, 26, dois ativistas ambientais foram detidos nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, eles são acusados de realizarem uma ação violenta contra a famosa estátua de Edgar Degas, que está exposta em um museu de Washington. 

Há um mês, em 27 de abril, Timothy Martin e Joanna Smith, ambos com 53 anos, teriam entrado na Galeria Nacional de Artes e jogado tinta no pedestal e na caixa de acrílico que protege a escultura La petite danseuse de 14 ans (ou 'A pequena dançarina de 14 anos', em tradução livre).

Martin e Smith, porém, só se entregaram à polícia na última sexta, segundo a AFP, e foram presos logo em seguida. A dupla responderá por "conspiração para cometer um crime contra os Estados Unidos" e "dano" ao museu — com isso, poderão pegar entre um e cinco anos de prisão, além de pagarem uma multa de 250 mil dólares (o equivalente a mais de 1,2 milhão de reais). 

À imprensa, a Galeria Nacional de Artes informou que o prejuízo ao museu foi de 2.400 dólares (R$12.025). La petite danseuse de 14 ans teve que ser retirada de exposição por 10 dias devido o ataque. O ato, um dos primeiros na América do Norte, foi registrado pelo The Washington Post. 

A motivação

De acordo com O Globo, a "rebelião não violenta", como o ataque foi descrito pelo grupo Declare Emergency, que reivindicou a ação, foi uma forma de chamar a atenção do presidente Joe Biden para que ele declarasse estado de emergência pelo clima. 

Precisamos que nossos líderes tomem medidas sérias para dizer a verdade sobre o que está acontecendo com o clima", afirma Smith na gravação.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também