Áustria: moradores de pequena vila querem restringir o acesso de turistas
Aventuras Na História
Descontentes com o volume de turistas na região, que se aglomeram pelo local em busca de selfies, moradores de Hallstatt, na Áustria, querem limitar a presença de visitantes. Com o passar dos anos, esta vila, que teria servido de inspiração para o filme ‘Frozen’ (2013), foi tomada pelo turismo.
Visando controlar o excesso de turismo, o governo atendeu às preocupações dos residentes e implementou uma barreira “antisselfie” em pontos estratégicos da cidade. O tempo de permanência das barreiras de madeira não foi divulgada.
Conforme repercutido pela CNN Brasil, moradores entrevistados pelo jornal Insider afirmaram que o intenso fluxo de turistas prejudica a circulação nas poucas ruas do vilarejo, que abriga, aproximadamente, 800 moradores.
Durante uma entrevista ao The New York Times, Michelle Knoll, gerente do conselho de turismo de Hallstatt, apontou que a maioria dos visitantes se dirigiam ao local somente para tirar selfies.
Muitos visitantes têm pouco tempo e só vêm para tirar algumas fotos. O número de turistas é simplesmente demais”, concluiu Knoll ao NYT.
Paisagem de cinema
Anualmente, o local é visitado por mais de um milhão de turistas, e esse número tem aumentado significativamente desde que foi associado como fonte de inspiração para o filme ‘Frozen’ (2013) da Disney.
Porém, Michael Giaimo, diretor de arte do filme, afirmou que tudo não passa de rumores. Durante entrevistas a portais internacionais, ele explicou que viajou para o Canadá e Noruega em busca de inspiração, e não para a Áustria.
Hallstatt também é conhecida por ser um dos destinos turísticos mais procurados na Áustria, graças a sua beleza natural, que se integra perfeitamente com os chalés pitorescos da pequena vila.