Autoridades de segurança foram alertadas sobre terrorismo pela Abin
Aventuras Na História
As autoridades locais de segurança do Distrito Federal foram alertadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o fato de que bolsonaristas incitavam a invasão e depredação de prédios públicos. A Abin alertou as autoridades entre 9h e 10h do último domingo, 8.
Os alertas da Abin foram realizados pouco antes dos terroristas bolsonaristas se deslocarem até a Esplanada dos Ministérios, por volta das 14h, segundo informações do g1. Eles, escoltados pela Polícia Militar do Distrito Federal, caminharam do acampamento desde o Quartel-General do Exército até o Congresso Nacional.
Mesmo a Abin sendo subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), dirigentes da Polícia Federal insistem em retirar o órgão da alçada desse órgão, por suspeitar de um alinhamento dos servidores com o bolsonarismo.
Invasão
Os golpistas bolsonaristas derrubaram as grades de contenção e invadiram a rampa do Congresso, pouco antes das 15h. Já às 15h45, eles chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) e depredaram obras de artes e objetos históricos, quebraram vidraças e móveis, além de rasgarem documentos. A polícia tentou dispersá-los, apenas a partir das 17h, com jatos d'água.