Bolsonaro encerra governo com menor aprovação no 1º mandato desde a redemocratização
Aventuras Na História
Na noite da última quinta-feira, 29, a pesquisa Datafolha, encomendada pelo Folha de São Paulo, o presidente da RepúblicaJair Bolsonaro (PL), irá encerrar seu mandato com um índice de 39% dos brasileiros afirmando que seu governo foi bom ou ótimo enquanto 37% identificam como ruim ou péssimo eu mandato.
Ainda, entre os entrevistados da pesquisa, 24% enquadram o governo Bolsonaro como regular, enquanto 1% preferiram não opinar. Conforme repercutiu o G1, a pesquisa aconteceu entre os dias 19 e 20 de dezembro com 2026 eleitores de 126 cidades na sua elaboração. Vale ressaltar que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Além disso, o resultado levantado pelo Datafolha, demonstra que, para um primeiro mandato, desde a redemocratização do Brasil, os dados contabilizados é o pior entre todos os presidentes eleitos desde o fim da ditadura militar. Fernando Collor, que renunciou em 1992, é uma exceção, visto que não concluiu o tempo previsto para seu mandato.
Outros fatores
Referente ao apoio que Bolsonaro teve na pesquisa, está relacionado também o resultado das eleições de 2022. Ele foi o primeiro presidente, desde 1985, ano da redemocratização, que não se reelegeu.
Desde sua derrota para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o atual presidente da República está recluso e seus apoiadores fazem manifestações de apoio ao presidente e vão contra os resultados das eleições de 2022.