Bolsonaro se comprometeu a fazer discurso sem contestar resultado, diz colunista
Aventuras Na História
O presidente Jair Bolsonaro (PL), em diversas conversas no Palácio do Planalto, se comprometeu a fazer um pronunciamento no qual não contestará o resultado das urnas. Ao longo do dia, ele conversou com ministros como Paulo Guedes, Carlos França, Ciro Nogueira e Fabio Faria.
O presidente, que se mantém em total silêncio, desde que Lula (PT) foi eleito presidente da república, não estipulou um prazo para se pronunciar publicamente sobre o assunto, como informado pela coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.
Ainda como informado pelo jornal, não se deve esperar que Bolsonaro parabenize Lula pela vitória, o que estaria fora de cogitação. Além disso, ele deverá manter suas críticas à condução do processo eleitoral por parte do Judiciário, em sua manifestação.
Um ministro que estava presente nessas conversas, relatou que foi pedido ao presidente que sua fala fosse feita hoje, para que "o país seguisse tranquilo o seu caminho".
Primeiro presidente não reeleito
No último domingo, 30, foram divulgados os resultados das eleições e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nomeado vencedor contra Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro é o primeiro presidente a perder uma reeleição desde a redemocratização do Brasil pós-fim da Ditadura Militar. A disputa foi acirrada, com a vitória de Lula com menos de 51% dos votos.
Lula também protagoniza um momento histórico, sendo o primeiro presidente da história do Brasil, eleito três vezes. Tendo sido eleito pelo voto popular também em 2002 e 2006.