Home
Notícias
Canal de TV russo perde licença para cobrir guerra na Ucrânia
Notícias

Canal de TV russo perde licença para cobrir guerra na Ucrânia

publisherLogo
Aventuras Na História
06/12/2022 21h23
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15326508/original/open-uri20221206-18-8z32qi?1670365143
©Reprodução / Vídeo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após um escândalo por causa da cobertura da guerra da Ucrânia, a Letônia revogou uma licença de transmissão para a TV Rain, TV russa independente que transmite do exílio. Depois da invasão russa à Ucrânia, a estação mudou-se para Riga, a capital da Letônia, e depois para Tbilisi e Amsterdã.

Os reguladores russos e seus jornalistas, que temiam ter de lidar com acusações criminais por se manifestarem contra a guerra, bloquearam o site da TV Rain, já que se manifestam contra a guerra e sob as novas leis por “desacreditar no exército russo”.

A Letônia já é o segundo país a cortar as transmissões do canal, afirmando que a decisão foi tomada “em conexão com ameaças à segurança nacional e à ordem pública”. De acordo com o canal, como repercutido pelo The Guardian, as acusações são "injustas e absurdas".

Apoiadores dos militares russos

As declarações de um âncora afirmando que esperava que os relatórios da estação sobre abusos e má administração do estado russo, durante a campanha de mobilização em massa de Moscou, “pudessem ajudar muitos militares, incluindo, por exemplo, equipamentos e apenas comodidades básicas na frente", foram utilizadas como prova de que o canal simpatizava com militares russos.

Ele chegou até mesmo a chamar os militares de “nosso exército”, e segundo as provas, o canal também fornecia equipamentos para as próprias forças armadas. Mas segundo esclarecimentos de Tikhon Dzyadko, editor-chefe da estação, isso não ocorria.

Mesmo assim, o Conselho Nacional de Mídia Eletrônica da Letônia (NEPLP), disse que o canal cometeu várias violações de seus padrões e também seria cortado da transmissão na televisão letã em 8 de dezembro.

Além disso, a TV Rain também foi acusada de não fornecer legendas em letão em sua cobertura e de ter exibido um mapa que mostrava a Crimeia como parte da Rússia, quando é, na realidade, conhecida internacionalmente como parte da Ucrânia.

O canal prometeu lutar e afirmou que continuaria  a transmitir online enquanto procurava uma solução para a situação.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também