Cantora é criticada ao homenagear mulheres que entraram para a História
Aventuras Na História
Com o carnaval batendo na porta, a cantora e compositora Anitta realiza no Brasil apresentações do espetáculo 'Ensaios da Anitta', época em que cantora faz apresentações prévias do que será colocado na rua durante o carnaval.
Neste ano, a artista decidiu homenagear mulheres que entraram para a História, como personagem Tieta, da literatura de Jorge Amado, Marietta Baderna, bailarina italiana radicada no Brasil que, no século XIX, Valentina Tereshkova, cosmonauta e Anita Garibaldi, revolucionária. No entanto, a cantora acabou encarando críticas após as homenagens.
Isso porque muitos internautas não aprovaram o fato da artista homenagear mulheres tão importantes com roupas curtas, que, na visão das pessoas, acabam por sexualizar nomes tão marcantes e relevantes nos livros de História.
"Eu acho que o problema da Anitta não é sexualizar as figuras das mulheres mas sim o oportunismo de usar essas figuras em mais uma tentativa vazia dela de politizar o que faz. ela força uma virtude que simplesmente não existe na arte dela", escreveu uma internauta. "Anitta acorda pega o celular abre o google e digita '20 mulheres mais famosas da história' e escolhe quais vai sexualizar numa fantasia que JURA ser em forma de homenagem", escreveu outra conta.
Outros, no entanto, defenderam a homenagem feita pela artista. "Um monte de mulheres que se dizem feminista e criticam a anitta adoidado pq ele ESCOLHEU mostrar a bunda. Vcs tem é inveja desse bundao", escreveu um internauta. "Os twitteiros infernizando Anitta pelas fantasias de carnaval com essa imbecilidade de sexualizacão como se carnaval não fosse feito de nus e tapas-sexo antes de Anitta pensar em nascer. Proibam todas as homenagens a mulheres guerreiras na avenida se não estiverem de burca tá".
Anitta se manifesta
Em entrevista concedida ao UOL, Anitta explicou que é uma cantora 'sensual' e que se trata apenas de uma inspiração e não a roupa que as homenageadas usaram na realidade.
"Sou eu me inspirando, não sou eu vestida da pessoa", disse a cantora em entrevista ao UOL. "É uma versão minha de homenagear essa pessoa. Eu gosto de ser sensual, minhas músicas são sensuais. Não tem nada a ver eu estar aqui dançando, rebolando, toda tapada. Não combina comigo. Então é uma leitura minha".