Caribe: Tubarão-da-Groenlândia com mais de 500 anos é visto na região
Aventuras Na História
Próximo de Belize, no Caribe, reapareceu o animal mais longevo do mundo, com idade aproximada de 518 anos: o tubarão-da-Groenlândia. Conforme estudos, esses tubarões podem viver, pelo menos, 400 anos. Essa idade, representa o dobro da expectativa de vida da tartaruga-gigante, o animal terrestre mais longevo.
Por viver em águas extremamente frias e profundas, a dificuldade de acesso faz com que o tubarão-da-Groenlândia seja pouco estudado quando comprado com outras espécies. Com nome científico de somniosus microcephalus ('sonolento de cabeça pequena'), ele é conhecido por ser devagar.
Segundo repercutiu o jornal O Globo, a espécie vista no Caribe está entre as maiores do mundo, e em tamanho se aproximam dos tubarões-brancos, capazes de atingir até 6,4 metros de comprimento e pesar até 1.000 quilos. Quando se trata de maturidade reprodutiva, estima-se que eles a atinjam por volta dos 150 anos.
Outros detalhes
A carne do tubarão-da-Groenlândia, quando ingeridas por humanos, podem induzir sintomas semelhantes à embriaguez grave. Tal toxicidade relaciona-se ao óxido de trimetilamina (TMAO) presente nos tecidos da carne desses tubarões que os ajudam a resistir aos efeitos adversos do frio intenso e da alta pressão da água.
Além disso, esses tubarões raramente atacam humanos, e preferem estar em águas que variam de -1 a 10°C, migrando para as regiões mais frias a cada estação.