TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Carlos Lehder, aliado de Pablo Escobar, é detido ao retornar à Colômbia
Notícias

Carlos Lehder, aliado de Pablo Escobar, é detido ao retornar à Colômbia

publisherLogo
Aventuras Na História
31/03/2025 23h40
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16497414/original/open-uri20250331-18-ext7k4?1743464790
©Divulgação/Serviço de Imigração da Colômbia
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Carlos Lehder Rivas, ex-líder do Cartel de Medellín ao lado de Pablo Escobar, foi detido pelas autoridades colombianas ao retornar ao país na tarde da última sexta-feira, 28, vindo da Alemanha. Aos 75 anos, Lehder enfrenta uma "ordem de captura vigente", segundo o Serviço de Imigração da Colômbia.

A última vez que o homem deixou a Colômbia, em 1987, foi para ser extraditado aos Estados Unidos, onde foi condenado a 135 anos de prisão por tráfico de cocaína. Após ter sua pena reduzida e ser liberto em 2020, ele se mudou para a Alemanha, país de origem de seu pai.

Apesar da prisão, a advogada de Lehder, Sondra McCollins, afirma que seu cliente não possui processos judiciais em aberto e espera que ele seja liberto em breve. Até o momento, as autoridades colombianas não divulgaram mais informações sobre a situação do ex-narcotraficante.

Vida

A vida de Carlos Lehder é marcada por crimes e polêmicas. Nos anos 1970, ele liderou uma rede de roubo e contrabando de carros nos Estados Unidos, o que o levou à prisão. Ao sair da cadeia, iniciou sua trajetória no tráfico de drogas, aliando-se a Pablo Escobar e ajudando a consolidar o Cartel de Medellín.

Segundo a BBC, Lehder se destacava por sua inteligência e visão estratégica. Ele falava três idiomas e defendia uma ideologia nacionalista e anti-imperialista, criticando a política dos Estados Unidos.

Nos anos 1980, o colombiano financiou um movimento político de inspiração fascista e latino-americanista, além de fundar um jornal e um hotel rural. Em 1987, foi preso e extraditado para os Estados Unidos, tornando-se o primeiro narcotraficante colombiano a passar por esse processo.

A história de Carlos Lehder é cercada de lendas e controvérsias. Seus defensores argumentam que ele foi vítima de um sistema judicial injusto, enquanto seus críticos o apontam como um dos maiores responsáveis pela violência e pelo tráfico de drogas na Colômbia.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também