Casal de turistas enfrentam acusações por roubo de artefatos históricos
Aventuras Na História
Um casal de turistas do Colorado enfrenta acusações federais após supostamente ter furtado diversos artefatos históricos de um parque nacional em Utah — estado que fica a oeste dos Estados Unidos.
Roxanne McKnight, de 39 anos, e Dusty Spencer, de 43 anos, são acusados de invadir uma área histórica cercada dentro do Parque Nacional Canyonlands, conhecida como Cave Springs Cowboy Camp, e de roubar múltiplos artefatos preservados.
+ Lixo e moedas jogados por turistas alteram a cor de piscina termal nos EUA
O caso
Segundo repercutido pelo NY Post, o escritório do Procurador dos Estados Unidos para o distrito de Utah informou na última segunda-feira, 4, que alguns objetos — incluindo pregos antigos — foram roubados no dia 23 de março.
Segundo o escritório do procurador, o casal desconsiderou deliberadamente as cercas e os claros avisos de "proibido entrar" no local histórico, que abriga artefatos dos acampamentos de pecuaristas pioneiros entre o final do século 19 e 1975.
O local também possui gravuras rupestres feitas por tribos indígenas que datam de 6.000 a 7.000 anos atrás, relatou matéria do NY Post.
O site do parque destaca que "entrar, tocar ou escalar em sítios arqueológicos é estritamente proibido." De acordo com notícia do KSL, McKnight e Spencer teriam sido capturados por câmeras de trilha pulando a cerca e manipulando os artefatos.
Eles são acusados de remover objetos de um armário e de manusear arreios históricos de forma que poderia danificá-los, segundo relataram os guardas florestais do parque.
Ambos enfrentam acusações por furto de propriedade governamental avaliada em menos de 1.000 dólares (por volta de R$ 5,800), posse de recursos arqueológicos e por caminhar ou adentrar em recursos arqueológicos.
McKnight e Spencer deverão comparecer ao tribunal no próximo dia 8 de novembro, na sexta-feira; enquanto o Serviço Nacional de Parques continua a investigar o caso.