Home
Notícias
Chimpanzé rouba e mata bebê de oito meses na Guiné
Notícias

Chimpanzé rouba e mata bebê de oito meses na Guiné

publisherLogo
Aventuras Na História
26/09/2024 15h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16358387/original/open-uri20240926-18-1fnxtg1?1727364879
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um chimpanzé conhecido por utilizar ferramentas arrancou uma bebê de oito meses dos braços de sua mãe e a matou. A tragédia ocorreu em Bossou, na Guiné. Seny Zogba, mãe da criança, disse à Reuters que estava trabalhando em uma plantação de mandioca quando foi atacada pelo primata, que levou sua filha, Yoh Hélène.

O corpo da menina foi encontrado a três quilômetros da Reserva Natural das Montanhas Nimba, com relatos de que ela teria sido eviscerada, gerando especulações de que o animal poderia ter utilizado suas ferramentas para mutilá-la.

Segundo o The Times, os chimpanzés do local ficaram famosos por utilizarem martelos de pedra e bigornas para quebrar nozes. O comportamento é considerado o mais sofisticado já registrado em nossos parentes genéticos mais próximos.

Após o ataque, moradores da região, indignados, marcharam em protesto contra os cientistas que estudam os chimpanzés na reserva. Em retaliação, eles saquearam e incendiaram o centro de pesquisa, destruindo equipamentos dos pesquisadores.

Escassez de alimentos

Ao Daily Mail, o ecologista local Alidjiou Sylla explicou que a escassez de alimentos dentro da reserva tem forçado os primatas a se aproximarem de áreas habitadas por humanos em busca de comida, aumentando o risco de confrontos. Assim, ao perderem o medo dos humanos devido à proximidade crescente, poderiam ter se tornado mais agressivos, ressaltou o pesquisador-chefe Gen Yamakoshi ao The Times.

Apenas neste ano foram registrados seis ataques de chimpanzés a humanos pelo centro de pesquisa, atribuindo a violência à proximidade crescente entre os primatas e as comunidades humanas, e não a um comportamento natural dos animais.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também