Chimpanzés são mortos após fugirem de recinto, na Suíça
Aventuras Na História
Três chimpanzés foram mortos pelos funcionários de um zoológico suíço depois que os animais fugiram do local, nesta quinta-feira, 15. A decisão, segundo os responsáveis, foi tomada quando a situação saiu de controle.
"O chimpanzé é considerado um animal de alto risco. Se estiver fora do parque, torna-se um perigo para a vida das pessoas", explicou à AFP, a porta-voz do grupo Parks and Resorts, que administra o zoológico de Furuvik, Annika Troselius.
Fuga do zoológico
Na tarde de ontem, quarta-feira, 14, cinco dos sete chimpanzés que viviam no local acabaram conseguindo fugir de seu recinto, de forma ainda não explicada, e passaram a vagar livremente no interior do parque. Infelizmente, conforme informou a instituição, a sedação não era uma alternativa.
"Para disparar um dardo anestésico é necessário estar muito próximo do animal. A isso se soma a necessidade de esperar até dez minutos para o sonífero fazer efeito", disse o estabelecimento, que vem sendo criticado pela atitude tomada. Na ocasião, somente funcionários do local estavam presentes.
Até a tarde desta quinta-feira, os quatro primatas ainda vivos se encontravam no setor designado aos macacos. No entanto, não haviam voltado a seu recinto.
"Isso significa que não podemos permitir que as pessoas transitem dentro do parque e que ainda estamos em estado de alerta", escreveu o estabelecimento em publicação no Facebook.