Cinco esculturas de Oscar Niemeyer são expostas em parque público do Rio de Janeiro
Aventuras Na História
Em 2002, seis esculturas de Oscar Niemeyer foram doadas a cidade do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, 27, cinco delas voltaram a ser acessíveis ao público, após a revitalização do Parque Natural Municipal Dois Irmãos, localizado no bairro do Leblon, zona sul da cidade.
Além das obras do arquiteto carioca, o espaço ganhou um jardim de borboletas, um deck e uma nova sinalização, através do projeto RevivaRio Parque Dois Irmãos, uma iniciativa do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), em parceria com a prefeitura e empresas patrocinadoras.
Esperamos com todas essas ações fomentar o turismo no local, que ainda tem quatro mirantes com belíssimas vistas e é uma área de preservação ambiental com muita natureza. Pensamos em todos para usufruírem dessas esculturas que são mais do que obras, são do mestre Oscar Niemeyer. Então, o grau de exigência para elas serem primorosamente restauradas foi altíssimo.” afirmou Ana Luiza Piza, co-fundadora do ICCC, ao portal O Globo.
Espaço público
Conforme repercutido pelo portal O Globo, as esculturas Forma no Espaço II, Forma no Espaço III, Violência, Mulher I e Retirantes já estão disponíveis para apreciação de moradores locais e turistas. O parque também ganhou 40 bancos feitos de material reciclado, uma academia para pessoas da terceira idade e um parque infantil.
Esperamos que com esse projeto o carioca redescubra a cidade do Rio de Janeiro. O parque é uma joia que pode receber mais visitantes devido à sua localização privilegiada, beleza natural e atrativos como as esculturas do mestre Niemeyer. É também um lugar muito propício a caminhadas, corridas e ciclismo.”, explicou Heitor Wegmann Jr., co-fundador do ICCC, ao portal O Globo.
Antes de serem realocadas ao parque, as esculturas de Niemeyer passaram anos guardadas em um depósito de chafarizes e monumentos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Agora, as peças ornamentarão o jardim do Parque Dois Irmãos permanentemente, nos espaços escolhidos pelo artista e com informações sobre a mensagem que o arquiteto pretendia passar.