Com classificação do Japão, Copa tem países de todos os continentes na segunda fase
Aventuras Na História
O Japão conquistou nesta quinta-feira, 1º, sua classificação no grupo E, eliminando a Alemanha, fazendo com que esse jogo não marcasse apenas uma classificação marcante, mas também um episódio único na história das Copas: a presença de países de todos os continentes nas oitavas de final.
Desde que, em 1986, foi criado o formato das oitavas de final, essa é a primeira vez que a presença de países de todos os continentes, ocorre. Até então, sempre houve um representante da Europa, um da América do Sul e outro da América do Norte e Central.
Este ano, a América do Norte e Central já tem os Estados Unidos classificados para as oitavas de final, ou seja, a seleção americana enfrentará a Holanda. A Austrália — que mesmo sendo da Oceania, disputa as Eliminatórias da Ásia — também está classificada agora.
Oceania e África
A África tem duas vagas garantidas, com Senegal e Marrocos entre os 16 melhores, situação que só havia ocorrido antes em 2014. O continente ainda pode, através da classificação da Gana no grupo H, quebrar o recorde no grupo H.
Como informado pelo globo esporte, a única que vez que a Oceania conseguiu sua classificação foi em 2006 com a Austrália e foi com a seleção do Marrocos em 1986 que a África avançou da primeira fase na Copa do Mundo.