Com significado curioso, medalhão da Idade Média é encontrado na Polônia
Aventuras Na História
No remoto vilarejo de Wólka Nieliska, na Polônia, um detector de metais encontrou um medalhão da Idade Média. O objeto apresenta a imagem de um basilisco, criatura mitológica semelhante a um dragão, e pode ajudar pesquisadores a desvendarem as rotas traçadas por cristãos há centenas de anos.
Conforme repercutido pela Live Science, após a descoberta em janeiro deste ano, o objeto foi entregue ao arqueólogo independente Tomasz Murzyński.
Na Idade Média, peregrinos cristãos usavam distintivos como esse para mostrar que visitaram ou estavam a caminho de um local sagrado, além de se distinguirem uns dos outros. Alguns deles também exibiam os medalhões em suas roupas, pois, acreditavam que o objeto iria protegê-los de acidentes, crimes e doenças durante o trajeto.
Feito com uma liga de chumbo com estanho, o emblema descoberto é circular, possui menos de 1 milímetro de espessura e aproximadamente 3 centímetros de diâmetro.
Uma publicação no Facebook, feita pelo curador de monumentos históricos da cidade vizinha de Lublin, explica que medalhões semelhantes foram encontrados em outros locais da Polônia e que coleções são mantidas em museus por toda a Europa Ocidental.
Outros detalhes
Além disso, é comum que esses objetos apresentem figuras de santos, animais e cavaleiros, além de formas como cruzes, escudos, espirais e quadrados. No entanto, este é o primeiro medalhão de peregrinos medievais já avistado com a representação de um basilisco.
Um dos distintivos mais antigos já registrados em toda a Europa, datado do século 11, tem a forma de uma concha e indica que o peregrino estava seguindo o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Até os dias atuais, este é o símbolo da região.