Comandante da Al-Qaeda é morto em bombardeio, anunciam tropas americanas
Aventuras Na História
O Comando Central Americano para o Oriente Médio (Centcom) anunciou que tropas dos Estados Unidos mataram, na quinta-feira, 30, um comandante de uma organização associada ao grupo extremista Al-Qaeda durante um bombardeio na Síria.
Em comunicado oficial, o Centcom informou que realizou um "bombardeio de precisão no noroeste da Síria" contra Muhamad Salah al Za'bir, um alto comandante da organização Hurras al Din (HaD), ligada à Al-Qaeda, resultando em sua morte.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Za'bir foi atingido por um drone enquanto viajava em um veículo na rodovia entre Sarmada e Idlib, região noroeste do país. A área do ataque faz parte do reduto rebelde de onde partiu a ofensiva que levou à queda de Bashar al-Assad em dezembro.
De acordo com informações da AFP, a ofensiva foi conduzida por uma coalizão de insurgentes liderada pelo grupo islamista HTS, sob comando de Ahmad al Sharaa, que atualmente ocupa o cargo de presidente interino da Síria.
Dissolução
Recentemente, o grupo Hurras al Din anunciou sua dissolução, atendendo à diretriz de Al Sharaa, que busca centralizar o controle dos diversos grupos armados sob a nova liderança do país.
Até 2016, o grupo de Al Sharaa mantinha vínculos com a Al-Qaeda, rompendo posteriormente com a organização. Já o governo dos Estados Unidos considera o Hurras al Din uma organização terrorista desde 2019 e oferece recompensas financeiras por informações sobre seus membros.