Home
Notícias
Como os Irmãos Menendez tornaram a prisão em um ambiente menos hostil?
Notícias

Como os Irmãos Menendez tornaram a prisão em um ambiente menos hostil?

publisherLogo
Aventuras Na História
30/10/2024 14h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16385026/original/open-uri20241030-17-1fxajvt?1730298199
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Erik e Lyle Menendez estão há quase 30 anos presos pelos assassinatos de seus pais, José e Kitty Menendez, em 20 de agosto de 1989. Condenados a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional — algo que pode mudar —, os irmãos Menendez lançaram um projeto de revitalização na prisão onde estão detidos.

O projeto criado por eles é inspirado na abordagem norueguesa ao encarceramento — que crê que as prisões cercadas pela natureza ajudam a reintegração bem-sucedida dos presos na sociedade; incluindo aqueles que cometem crimes bárbaros. 

Projeto norueguês

Conforme explica Kristian Mjåland, professor associado norueguês de sociologia na Universidade de Agder, ao The Independent, a Noruega criou pequenas prisões espalhadas por todo o país; o que permite que os detentos cumpram suas penas perto de suas casas. 

Estima-se que o país tenha 3 mil prisões e que todas possuem uma taxa de encarceramento per capita em aproximadamente um décimo da dos Estados Unidos.

A Noruega também possui uma dos níveis mais baixos de reincidência do mundo: em 2020, dados do governo apontam que dentro de dois anos, apenas 16% das pessoas voltam a cometer crimes — com esse índice caindo anualmente. Nos Estados Unidos, em termos comparativos, a taxa é de 66%. 

Mjåland explica que o sistema carcerário norueguês é baseado nos princípios de que as pessoas devem ser "tratadas decentemente por funcionários bem treinados e decentes" e ter "oportunidades para atividades significativas durante o dia"; algo classificado como "princípio da normalidade". 

No país, os detentos também tem o direito ao voto, acesso às bibliotecas, assistência médica e educação. Na ilha de Bastoey opera uma prisão aberta, que fornece muito trabalho agrícola e contato com a natureza. 

Segundo o The Independent, Anders Behring Breivik que, em 2011, matou oito pessoas com um atentado a bomba em um prédio do governo em Olso e depois feriu outras 69 em um acampamento de férias para jovens ativistas de esquerda, possui acesso a uma sala de jantar, sala de ginástica e sala de TV com um Xbox. A parede de sua cela é decorada com um pôster da Torre Eiffel e periquitos dividem seu espaço.

Os irmãos Menendez 

O caso dos irmãos Menendez voltou aos holofotes após a série 'Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais', da Netflix. Na semana passada, o promotor do Condado de Los Angeles recomendou que suas sentenças de prisão perpétua sem liberdade condicional fossem revistas. 

Desde que foram julgados, Erik e Lyle apontam que sofreram abuso sexual e psicológico por parte do pai e que cometeram os crimes como legítima defesa. Uma carta escrita por eles e as denúncias feita pelo ex-Menudo Roy corroboram com a versão. 

Enquanto isso, eles seguem sendo prisioneiros modelo e se tornaram exemplo para melhorar a prisão de San Diego, onde vivem há seis anos por seis anos. 

Em 2018, Lyle Menendez lançou o programa de embelezamento, Green Space, na Richard J. Donovan Correctional Facility. Seu irmão, Erik Menendez, é o pintor principal de um enorme mural que retrata marcos da cidade.

Este projeto espera normalizar o ambiente dentro da prisão para refletir o ambiente de vida fora da prisão", disse Pedro Calderón Michel, vice-secretário de imprensa do Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia, à AP.

O objetivo final do projeto de Lyle e Erik visa transformar o pátio da prisão "de uma laje opressiva de concreto e cascalho em um campus normalizado, semelhante a um parque, cercado por um majestoso mural paisagístico", aponta o site do projeto.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também