Home
Notícias
Conheça o exército homossexual grego que venceu Esparta
Notícias

Conheça o exército homossexual grego que venceu Esparta

publisherLogo
Aventuras Na História
06/03/2023 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15452428/original/open-uri20230306-19-a937yk?1678140364
©Coleção do Altes Museum/Bibi Saint-Pol via Wikimedia Commons
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Batalha de Leuctra, em 371 a.C., foi uma reviravolta surpreendente na Grécia Antiga. Esparta era a cidade-estado mais importante e influente da região, dominando toda a civilização grega da época. Essa força foi minada pela cidade-estado de Tebas, que venceu a Batalha de Leuctra mesmo em desvantagem e começou assim sua hegemonia.

O exército de Tebas, liderado por Epaminondas, tinha algo que os espartanos não tinham: um batalhão especial composto de 150 casais homossexuais que foram decisivos para a vitória. 

Segundo o professor e historiador Vítor Soares, o Batalhão Sagrado de Tebas, criado no ano 378 a.C. e composto por 150 casais homossexuais masculinos, foi criado pelo comandante Górgidas, companheiro do general Epaminondas.

Exército homossexual

Os tebanos acreditavam que a conexão amorosa e o entrosamento de um casal fossem armas poderosíssimas em campo de batalha", explicou Vítor.

O filósofo grego Plutarco, que viveu de 46 d.C. até 120 d.C., escreveu que um grupo como o do Batalhão Sagrado de Tebas, "cimentado pela amizade baseada no amor", era invencível e inquebrável. O pensador explica que isso acontece porque um amante se arriscaria pelo alívio do outro.

A Banda Sagrada de Tebas, como também é conhecido o exército homossexual grego, era um batalhão de 300 pessoas, com pares muito bem treinados, que foi vitorioso na batalha contra os espartanos.

Desventuras

O professor e historiador Vítor Soares apresenta o podcast Desventuras na História, vinculado ao portal Aventuras na História. O conteúdo do programa está disponível em todas as principais plataformas de streaming de áudio do país. Soares também apresenta o podcast História em Meia Hora.

Vítor ainda cria conteúdos para as redes sociais, como o TikTok, para falar sobre história, como esse vídeo sobre o Batalhão Sagrado de Tebas:

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também