Home
Notícias
Corrigida, certidão de óbito de Rubens Paiva diz que morte foi causada pelo Estado
Notícias

Corrigida, certidão de óbito de Rubens Paiva diz que morte foi causada pelo Estado

publisherLogo
Aventuras Na História
24/01/2025 14h31
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16447684/original/open-uri20250124-56-1hivqs4?1737731508
©Divulgação/Memórias da Ditadura
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Foi retificada nesta quinta-feira, 23, a certidão de óbito de Rubens Paiva, ex-deputado cuja história é retratada no filme "Ainda Estou Aqui". O documento agora registra que ele teve uma morte violenta, causada pelo Estado brasileiro durante a ditadura militar.

A alteração atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, em dezembro do ano passado, ordenou que cartórios de registro civil corrigissem ou atualizassem certidões de pessoas mortas ou desaparecidas por motivos políticos.

Na nova versão da certidão, consta que a causa da morte foi "não natural; violenta; causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população identificada como dissidente política do regime ditatorial instaurado em 1964". Até então, o documento, emitido pelo cartório da Sé, em São Paulo, apenas informava que Rubens Paiva estava desaparecido desde 1971, disse a Folha de S.Paulo.

Brasil no Oscar

A trajetória de Rubens Paiva é retratada no longa brasileiro dirigido por Walter Salles, com atuações de Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro. O filme é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho do ex-deputado, e narra a história de Eunice Paiva, mãe do autor e viúva de Rubens.

Na mesma quinta-feira, Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de melhor atriz pelo papel no filme, que também concorre nas categorias de melhor filme e melhor filme internacional.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também