Costa mediterrânea da Itália tem pior terremoto em 100 anos
Aventuras Na História
A região costeira de Marcas, na Itália, que é banhada pelo mar Mediterrâneo, se tornou o epicentro de um terremoto na última quarta-feira, 9. Felizmente, embora o episódio tenha causado danos a construções, não deixou nenhum ferido.
O evento geológico surpreendeu os italianos por ter alcançado nada menos que 5,7 na escala Richter, se tornando o mais intenso abalo sísmico vivido por Marcas desde o ano de 1930. Na ocasião, a área foi sacudida por um tremor de classificação 5,8.
Cordilheira dos Apeninos
Conforme informações repercutidas pela CNN, o fenômeno teria sido causado pela movimentação sísmica gradual de uma cadeia montanhas que atravessa o território italiano inteiro.
O terremoto foi provocado pela frente da cadeia dos Apeninos, que está enterrada sob o Mar Adriático e está se encurtando de dois a quatro milímetros por ano", explicou Carlo Doglioni, que é presidente do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália.
Ainda de acordo com o veículo, esse processo de encurtamento já foi responsável por mais de 70 terremotos no país nas últimas décadas.