Cristóvão Colombo: Carta que relata ‘descobrimento’ da América vai a leilão
Aventuras Na História
Uma carta do ano de 1493, escrita por Cristóvão Colombo, irá a leilão na Christie's e poderá ser arrematada pelo valor de até US$ 1,5 milhão. O documento, conforme o The Guardian, é traduzido em latim, e no escrito Colombo anuncia o “descobrimento” da América do Norte.
A carta, que integrava uma coleção privada na Suíça há quase um século, quando foi escrita por Colombo, ele acreditava estar em ilhas próximas ao Japão. Ao jornal citado, o biógrafo Felipe Fernández-Armesto comentou que, através do oceano Atlântico, pela primeira vez, a viagem de Cristóvão criou "uma rota viável e comercialmente explorável".
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, após a exploração das terras que correspondiam a América do Norte, os europeus conquistaram as nações islâmicas, a Índia e a China. Nestes locais, eles escravizaram povos, além de terem explorado as riquezas existentes.
A carta
Além disso, na carta em questão, CristóvãoColombo comenta que os povos nativos da América são "extraordinariamente tímidos" e "tão insuspeitos e tão generosos" que são "como tolos", além de fazer elogios aos recursos naturais da região.
Vale destacar que, anteriormente, lugares como Estados Unidos e Colômbia tiveram as estátuas e monumentos de Cristóvão Colombo derrubados e vandalizados.