Cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil retorna ao país para peregrinação

Aventuras Na História






Na noite da última segunda-feira, 14, chegou ao Brasil a cruz usada na primeira missa celebrada em nosso país, em em 26 de abril de 1500. O artefato desembarcou em São Paulo como parte de uma série de celebrações da Semana Santa.
Conforme noticiado pelo G1, a cruz fica guardada no Museu da Sé, na cidade portuguesa de Braga. Antes de chegar no Brasil, o item histórico passou pelas cidades de Braga, Fátima, Cascais e Lisboa.
A cruz no Brasil
A cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil ficará em terras tupiniquins até 27 de abril. Além de São Paulo, o artefato passará por peregrinação nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pará, além do Distrito Federal.
Neste momento, a partir do meio-dia, acontece a primeira celebração com a cruz original, na Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), que recebe uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano Odilo Scherer.
Já por volta das 13 horas está marcado uma procissão com os Arautos do Evangelho; em percurso que sairá da Catedral da Sé e seguirá até o Centro Histórico, no Pátio do Collegio.
Às 15 horas a cruz estará em uma cerimônia institucional na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Uma hora depois, o item histórico será levado para um ato ecumênico na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O último compromisso do dia, às 19 horas, ocorrerá numa visita institucional ao governo de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes.
As peregrinações da cruz no Brasil fazem parte de um evento realizado Movimento Brasil com Fé, Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor; chamado de "Brasil com Fé - Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz".
"A cruz original transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. Neste Ano Jubilar, marcado pela esperança e desejo de renovação, a peregrinação desta cruz une passado e presente, reforçando valores de fraternidade e celebrando a rica diversidade cultural e espiritual. O evento também visa promover o diálogo de cooperação entre instituições de destaque", declarou a organização do evento em nota divulgada ao g1.


