Diretor de ‘Titanic’ revela que ‘sabia condições’ de submarino desde segunda-feira, 19
Aventuras Na História
James Cameron, diretor de "Titanic", expressou profunda preocupação quando soube do "evento catastrófico extremo" que havia ocorrido com o submersível Titan e perdido contato.
Cameron, que explorou os destroços do Titanic em 33 ocasiões, afirmou que não tinha dúvidas de que o submarino tinha "desaparecido" quando foi informado de que havia perdido contato uma hora e 45 minutos após mergulhar para examinar os destroços do navio de cruzeiro.
A Guarda Costeira dos EUA revelou na quinta-feira, 22, que um veículo operado remotamente (ROV) encontrou um "campo de destroços" próximo às ruínas do Titanic, onde a tripulação de cinco exploradores se dirigia antes de perder contato, segundo o The Independent.
"Para a eletrônica do submarino falhar e seu sistema de comunicação falhar, e seu transponder de rastreamento falhar simultaneamente - o submarino se foi", disse o diretor para a BBC.
Para mim, não havia dúvida. Eu sabia que o submarino estava exatamente abaixo de sua última profundidade e posição conhecidas, e foi exatamente onde eles o encontraram. Não houve busca. Quando eles finalmente conseguiram um ROV lá embaixo que poderia fazer a profundidade, eles o encontraram em horas. Provavelmente em minutos."
Crítica midiática
Cameron, há muito tempo um explorador das profundezas do oceano, criticou a cobertura da mídia sobre a quantidade de oxigênio deixada no submersível, classificando-a como uma "farsa prolongada e aterrorizante". "Foi uma tortura lenta e cruel por quatro dias, na minha opinião", acrescentou. "Porque eu sabia a verdade na manhã de segunda-feira".
O cineasta canadense expressou o desejo de ter alarmado sobre o Titan. Cameron quebrou o silêncio sobre o assunto na quinta-feira, após a Guarda Costeira ter encontrado partes do submersível.