Home
Notícias
Do milagre à exposição do corpo: veja 5 curiosidades sobre Carlo Acutis, o padroeiro da internet
Notícias

Do milagre à exposição do corpo: veja 5 curiosidades sobre Carlo Acutis, o padroeiro da internet

publisherLogo
Aventuras Na História
19/09/2023 20h38
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15777132/original/open-uri20230919-18-1bdrvjs?1695155994
©Arquivo pessoal
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Vaticano beatificou, em outubro de 2020, um jovem católico que ficou popularmente conhecido como "padroeiro da internet", Carlo Acutis. 

Muito importante no processo de canonização — que é quando a Igreja declara alguém como santo — a beatificação de Carlo foi confirmada depois que o Vaticano reconheceu um milagre atribuído ao adolescente. O garoto faleceu aos 15 anos em razão de uma leucemia. A seguir confira 5 curiosidades sobre Carlo Acutis:

1. Devoto da Virgem Maria

Nascido em 3 de maio de 1991, em Londres, e criado em Milão, Itália, Carlo Acutis demonstrou desde cedo um profundo amor pela fé católica. Devoto da Virgem Maria, ele frequentava a missa diariamente, rezava o Rosário e passava tempo em adoração ao Santíssimo Sacramento.

Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística”, disse sua mãe, Antonia Acutis, à agência de notícias católica ACI, na época da beatificação.
Carlo Acutis ficou conhecido como padroeiro da internet / Crédito: Divulgação / Arquivo pessoal

 


2. Computação

De acordo com o portal de notícias G1, além da fé católica, o garoto também tinha um interesse notável em ciência da computação e tecnologia. Para se ter ideia, ele usou suas habilidades para criar um site dedicado a catalogar milagres ocorridos ao redor do mundo. Foi devido a essa iniciativa que o jovem ficou conhecido como "padroeiro da internet".

Ele era um especialista em computação, lia livros de engenharia da computação e deixava todos maravilhados, mas colocava seu dom a serviço dos outros e o usava para ajudar seus amigos ”, declarou a mãe.

3. Morte

O garoto faleceu em 12 de outubro de 2006 — dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada pela Igreja Católica a padroeira do Brasil — em razão de uma leucemia. Antes disso, apesar da gravidade do diagnóstico, de acordo com o portal BBC, Acutis recebeu a notícia com serenidade.

Eu ofereço todo o sofrimento que hei de ter pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja", teria afirmado o menino.

4. Milagre

Após o falecimento de Carlo, o padre Marcelo Tenório, que atua na Paróquia São Sebastião em Campo Grande, passou a realizar a missa anual em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, sempre exibindo uma peça de vestuário que se acreditava conter o sangue de Carlo.

Durante uma dessas celebrações, em 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do seu neto doente levou a criança até a paróquia. Segundo relatos da família, o menino foi curado após tocar na vestimenta de Acutis.

A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois", declarrou o padre MarceloTenório ao G1 MS em novembro de 2019.

5. O corpo

A cerimônia de beatificação de Carlo Acutis ocorreu no dia 10 de outubro. Na época, seu corpo ficou exposto no Santuário do Despojamento em Assis, no centro da Itália, e o local recebeu inúmeros peregrinos.

Atualmente, circula nas redes sociais um vídeo que mostra o corpo do jovem e o impressionante estado de conservação. Com os registros, muitos até mesmo especulam que o rosto do jovem nunca de decompôs. 

Registro do momento em que o corpo de Carlo Acutis foi exposto /Crédito: Reprodução/Vídeo

 

Segundo noticiado em 2020 pelo ACI Digital, o corpo de Carlo recebeu uma máscara de silicone. Segundo Nicola Gori, postulador da beatificação: "O que vemos não é o rosto real do jovem, mas uma máscara de silicone bem feita que desperta admiração e reflexão".

Ele também discutiu sobre o debate se o corpo de Carlo seria incorrupto. “Certamente, deram muita atenção ao corpo de Carlo e ao seu estado de conservação”, disse ele. “Não podemos falar de incorruptibilidade, mas o que vemos é verdadeiramente Carlo nos seus restos mortais que, com a sua presença, liberta esse desejo de olhar para Cristo que foi o verdadeiro amigo da sua vida”.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também