Dois dias após cair em caverna, espeleóloga italiana é resgatada com vida
Aventuras Na História
Nesta terça-feira, 4, equipes de resgate da Itália conseguiram resgatar com vida uma espeleóloga (profissional especialista em cavernas e grutas) que ficou presa a 150 metros de profundidade em uma caverna em Fonteno, na província de Bergamo, no norte do país.
A mulher de 31 anos, identificada como Ottavia Piana, sofreu uma queda no último domingo, 2. Apesar do incidente, Piana estava em boas condições físicas, com exceção de uma lesão na perna, e permaneceu consciente durante todo o tempo em que esteve presa.
Para retirá-la da caverna, foi necessário o transporte em uma maca, que chegou a ser arrastada por 41 horas, sendo transportada ao hospital de helicóptero. Piana faz parte do grupo Speleo Cai de Lovere e atua como instrutora durante as explorações em cavernas subterrâneas.
Exploração da gruta
Ela já havia explorado a gruta de Bueno Fonteno, próxima ao Lago Iseo, várias vezes, sendo que algumas das ramificações do local ainda são inexploradas, de acordo com a ANSA, via UOL.
No último final de semana, enquanto explorava uma das cavidades com um grupo de amigos, Piana sofreu a queda que a deixou presa no interior da caverna. A localização do ponto em que ela estava, a cerca de duas horas e meia da entrada da gruta, tornou a operação de resgate desafiadora.