Eleições: 20 dos 27 senadores eleitos são apoiadores de Jair Bolsonaro
Aventuras Na História
Dos 27 senadores eleitos no fim de semana, 20 são bolsonaristas ou possuem simpatia por Jair Bolsonaro (PL), que disputará a presidência com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. Entre eles, estão cinco ex-ministros e o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que representará o Rio Grande do Sul no Senado.
Damares Alves (Republicanos), ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, foi eleita no Distrito Federal, enquanto Marcos Pontes (PL), ex-ministro da Ciência e Tecnologia, passará a compor a bancada paulista.
Até Sergio Moro (União Brasil), que saiu do governo Bolsonaro acusando o chefe do Executivo de interferir no trabalho da Polícia Federal, foi eleito pelo Paraná e tem feito acenos ao atual presidente. Apesar de não declarar apoio ao mandatário diretamente, ele segue com discurso anti-PT e anti-Lula, conforme apontou o Correio Braziliense.
Também o ex-secretário da Pesca Jorge Seif Jr., que aparecia com frequência nas lives do candidato do PL, agora é um dos três representantes do estado de Santa Catarina no Senado. Rogério Marinho (PL), ex-ministro do Desenvolvimento Social, e Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura, foram eleitos no Rio Grande do Norte e no Mato Grosso do Sul, respectivamente.
Outros políticos eleitos
Entre os eleitos, há ainda políticos que, embora não façam parte do grupo mais próximo ao presidente, representam o conservadorismo, como é o caso de Romário (PL), que foi escolhido no Rio de Janeiro. O pastor neopentecostal Magno Malta (PL), do Espírito Santo, e o ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil), reeleito pelo Amapá também figuram na lista.