Home
Notícias
Em escola de Curitiba, atividade faz alunos viverem um dia da ‘Idade Média’
Notícias

Em escola de Curitiba, atividade faz alunos viverem um dia da ‘Idade Média’

publisherLogo
Aventuras Na História
06/04/2023 21h02
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15497443/original/open-uri20230406-18-14wh7l8?1680815337
©Divulgação / Colégio Marista Santa Maria
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Idade Média, que se estendeu entre os séculos 5 e 15, é um período histórico que ainda desperta a curiosidade e imaginação de muitas pessoas, especialmente na região europeia. Os estudantes do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, tiveram a oportunidade de vivenciar um dia da Idade Média na prática, divididos em grupos sociais: clero, nobreza e plebe.

A atividade lúdica ajudou a fixar e vivenciar o conteúdo aprendido em sala de aula, além de ser uma maneira divertida e prática de aprender e dar protagonismo aos estudantes. Durante a Idade Média, houve grandes avanços na tecnologia, como a criação do moinho de água, o arado de ferro e a bússola, que ajudaram a impulsionar a economia europeia e o comércio.

No entanto, a maioria das pessoas era analfabeta, e a educação era restrita a alguns membros da nobreza e do clero. A peste bubônica, conhecida como a Peste Negra, assolou a Europa no século 14, matando milhões de pessoas e tendo um impacto significativo na economia e na sociedade.

Segundo professor Nailôn Ferreira Silveira, a atividade lúdica pode ajudar não só a fixar, mas também vivenciar o conteúdo. “Viver a História e o que foi aprendido na teoria é uma excelente maneira de absorver o conteúdo. É uma maneira divertida e muito prática de aprender e dar protagonismo aos estudantes”, explica ele.

Controvérsias importantes

Apesar das controvérsias sobre as Cruzadas, elas contribuíram para a troca de ideias e conhecimentos entre as culturas europeia e muçulmana, além de estimularem o comércio e o desenvolvimento de novas tecnologias. O feudalismo era a principal forma de organização social, política e econômica na Idade Média, com clero e nobreza mantendo o poder sobre o povo com base em laços de lealdade e obrigações mútuas.

No entanto, o século 13 foi um período de grande progresso econômico e cultural na Europa, com o surgimento de universidades, a expansão do comércio e a criação de obras-primas da arte e da literatura.

Por fim, a Idade Média foi um período de grandes realizações na arquitetura, com a construção de catedrais góticas, castelos e fortificações. Embora a maioria das pessoas fosse analfabeta e a educação fosse restrita, houve grandes avanços tecnológicos que impulsionaram a economia europeia e o comércio.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também