Em museu do Rio, é possível ver o coração de Santos Dumont e réplica do 14-bis
Aventuras Na História
No aniversário de 150 anos de Alberto Santos Dumont, comemorado neste 20 de julho, é possível encontrar uma réplica do 14-bis e até o coração do inventor, no Museu Aeroespacial, do Rio de Janeiro, conforme repercutido pelo UOL.
Conforme a Agência Brasil, o órgão do pioneiro da aviação foi recolhido por WalterHaberfeld, médico responsável pelo corpo de Dumont, para seu funeral. Fora de seu confrole, o coração foi armazenado em uma redoma de metal e então exposto acervo permanente do museu.
A exposição
A mostra dedicada ao pai do 14-bis exibe inúmeras criações do aviador, além de sua vida íntima e algumas curiosidades. Tudo isso por meio de uma série de fotografias, itens pessoais e até mesmo modelos do Demoiselle e 14-bis, aviões de Dumont.
O Museu Aeroespacial, inaugurado em 1976, organizou eventos especiais em comemoração dos 150 anos de Dumont, entre eles a exibição da Esquadrilha da Fumaça, nos dias 29 e 30 de julho, e uma corrida de rua na praia de Ipanema no domingo, dia 23. O museu é localizado na Av. Marechal Fontenelle, 2000, de terça a domingo, das 9h às 16h, com entrada franca.