Home
Notícias
Em museu, rei do povo Bamum de Camarões senta em trono roubado pelos alemães
Notícias

Em museu, rei do povo Bamum de Camarões senta em trono roubado pelos alemães

publisherLogo
Aventuras Na História
14/06/2023 20h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15604840/original/open-uri20230614-18-1fysplv?1686777568
©Divulgação/Embaixada de Camarões na Alemanha
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No último final de semana, Nabil Mbombo Njoya, que é rei sultão do povo Bamum de Camarões, ao fazer uma viagem para a Europa, resolveu visitar na Alemanha o museu etnológico de Berlim, em que, no espaço, há um trono que pertenceu a IbrahimNjoya, seu bisavô. 

Ao se deparar com a peça, conforme repercutiu o jornal O Globo, Nabil se sentou no local. Vale destacar que o objeto foi levado do país em 1908 pelos alemães, em um momento da História conhecido como período de colonização. Atualmente, o bisneto de Ibrahim tenta fazer com que o trono seja devolvido ao país de origem dele. Para a National Geographic, Nabil relatou:

Eu vejo a mim e aquele trono. Eu vejo muitas pessoas Bamum ao meu redor. E estou vendo, ao meu lado, o diretor do museu de Berlim apertando minha mão, e nós dois dizendo: ‘Conseguimos! Fizemos isso - não por nós, mas por nossos filhos.' ” 

Contextualização histórica 

Conforme informado pela National Geographic, quando os alemães, nos anos de 1884 a 1916, ocuparam a África, eles deram a sugestão para que Ibrahim enviasse uma réplica do trono Mandu Yenu para o KaiserWilhelmII, como um presente de aniversário. 

Naquela ocasião, Njoya aceitou a proposta sugerida. Porém, a réplica não ficou pronta no período estipulado para a celebração, e assim os alemães obrigaram o bisavô de Nabil entregar a peça original. 

O trono
O trono que está em museu de Berlim/ Crédito: Wikimedia Commons
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também