Em votação histórica, Senado da Tailândia aprova o casamento gay no país
Aventuras Na História
Após mais de uma década de discussões, uma histórica votação do Senado da Tailândia aprovou nesta terça-feira, 18, o casamento entre pessoas do mesmo sexo — tornando o país o primeiro do sudeste asiático a legalizar tal prática.
Conforme repercutido pela agência ANSA, a aprovação — saudada como uma "vitória" por ativistas, que classificaram a decisão como "um avanço monumental" — foi conquistada com 130 votos a favor, quatro contra e 18 abstenções.
As mudanças
Com isso, o projeto autoriza mudanças nas leis do casamento no país, permitindo que casais do mesmo sexo tenham privilégios iguais aos demais. A medida também substituirá as referências a "homens", "mulheres", "maridos" e "esposas" e passará a usar termos neutros.
A aprovação da medida também permite que casais do mesmo sexo tenham os mesmos direitos que casais heterossexuais no que diz respeito à adoção e herança. Mas o texto ainda precisa ser aprovado pelo rei Maha Vajiralongkorn para passar a valer ainda este ano.
Com a votação favorável, a Tailândia se torna não apenas o primeiro país do sudeste asiático a aprovar a medida, como também a terceira nação em todo o continente: ao lado de Nepal e Taiwan.