Embaixador da Nigéria relembra visita de Pelé que interrompeu uma guerra civil
Aventuras Na História
Na última segunda-feira, 2, Muhammad Makarfi Ahmad, que é o embaixador nigeriano no Brasil, relembrou um episódio curioso a respeito de Pelé durante o velório do Rei do Futebol.
Segundo informado pelo UOL, o representante do país africano falou sobre a vez em que o Santos, onde o craque jogava como camisa 10, viajou à Nigéria para jogar uma partida amistosa com um dos times do país, de quem ganhou de 2 a 1.
Era então o ano de 1969, e o território passava por um devastador conflito, porém este teria sido paralisado para que os nigerianos pudessem assistir ao jogo em uma demonstração do surpreendente poder de mobilização do futebol e, mais especificamente, de Pelé.
Tributo
"Minhas condolências à família do Pelé. É uma enorme perda para todo o mundo. Na Nigéria, nós celebramos Pelé há 40 anos, desde a nossa independência", disse Makarfi Ahmad em sua homenagem ao craque brasileiro.
Ele foi à Nigéria várias vezes. Na primeira vez dele lá, sua presença fez a guerra civil ser interrompida. Parou pelos dias que o Pelé iria jogar na Nigéria", contou o embaixador, ainda segundo o UOL.