Escolas da Turquia deverão ter aulas suspensas por uma semana
Aventuras Na História
As escolas da Turquia devem permanecer fechadas até 13 de fevereiro como consequência do terremoto de magnitude de 7,8 que causou centenas de mortes. As aulas serão suspensas por pelo menos uma semana como anunciou o ministro da Educação, Mahmut Özer, em comunicado à imprensa.
Ainda não existe um balanço de quantas unidades de ensino foram afetadas em decorrência do terremoto com epicentro no país. Segundo comunicado, as escolas estarão disponíveis para prestar serviços aos cidadãos.
O governo turco também afirmou que a decisão foi tomada levando em consideração as condições climáticas da Turquia que enfrenta um inverno rigoroso. Isso pensando nas províncias afetadas e também nas pessoas que precisarão se locomover entre regiões para resgatarem familiares.
Todos elas [as escolas] serão mantidas abertas para o serviço dos nossos cidadãos. Todos os tipos de serviços relacionados a acomodação e alimentação serão entregues aos nossos cidadãos em nossas escolas e residências dos professores 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupção".
Terremoto
Na manhã de hoje, 6, um terremoto atingiu a Turquia e a Síria deixando mais de 2.000 mil mortos nos dois países. A maior parte das mortes foi registrada nas cidades de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus, que também foram atingidas pela guerra que começou em 2011. Foram registradas vítimas também em Hama e em Lataquia e Tartus, na costa do Mediterrâneo, como informado pelo UOL.
Um tremor secundário de magnitude de 7,6 atingiu o sudeste da Turquia depois do primeiro terremoto. Esse tremor ocorreu a 4 km ao sul da cidade de Ekinozu, na região mais atingida pelo primeiro terremoto, em Kahramanmaras.
O presidente turco considera esse recente terremoto, o mais letal desde 1939, o qual resultou em 33 mil mortes. Em 1999 ocorreu outro desastroso terremoto que resultou em 17 mil mortes.