Estátua bem preservada de Hércules é encontrada na Grécia
Aventuras Na História
Uma escultura em ótimo estado de conservação representando o herói mitológico Hércules foi encontrada em um sítio arqueológico da antiga cidade de Filipos, localizada no território que hoje corresponde à Grécia.
Conforme estimativas iniciais de uma equipe de arqueólogos da Universidade Aristóteles de Tessalônica, o artefato romano teria uma idade de aproximadamente 2 mil anos. Os indícios mais fortes de que se trata de uma representação do lendário filho de Zeus são os fatos da estátua segurar uma pele de leão e um bastão de madeira nas mãos.
O segundo item, em particular, é uma referência à derrota do temível Leão de Nemeia, que foi uma das 12 tarefas impossíveis que Hércules foi obrigado a executar em um de seus mitos mais famosos. Já o bastão seria uma de suas armas clássicas.
De acordo com o Greek Reporter, a escultura, que possui um tamanho maior do que a maioria das estátuas romanas, teria sido usada para a decoração de um prédio importante do período.
Conquistas arqueológicas
O incrível achado foi ainda digitalizado, de forma que os pesquisadores possuem agora um modelo 3D dele, o que ajudará com análises futuras desta peça artística.
A escavação do sítio arqueológico onde a descoberta foi feita, por sua vez, está prevista para prosseguir em 2023.