Home
News
Estrutura possivelmente utilizada por neandertais é encontrada em Gibraltar
News

Estrutura possivelmente utilizada por neandertais é encontrada em Gibraltar

publisherLogo
Aventuras Na História
29/11/2024 14h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16409005/original/open-uri20241129-17-1154n59?1732895867
©Divulgação/Quaternary Science Reviews
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um novo estudo publicado na revista Quaternary Science Reviews revela a descoberta de uma estrutura possivelmente usada por neandertais há cerca de 60 mil anos na Caverna de Vanguard, em Gibraltar. Pesquisadores acreditam que o local funcionava como uma oficina, onde ferramentas eram produzidas utilizando técnicas avançadas para extrair resina de plantas.

A análise aponta que os neandertais empregavam o alcatrão, obtido a partir de plantas lenhosas, para fixar pedras pontiagudas em hastes de madeira, criando lanças. O método utilizado, conhecido como aquecimento anóxico, consistia em enterrar a madeira para aquecê-la em ambiente sem oxigênio, extraindo a resina sem provocar combustão.

O estudo revelou ainda que a resina utilizada era extraída da esteva (Cistus ladanifer), uma planta abundante na região, destacando o conhecimento dos neandertais sobre a flora local. Segundo o portal Extra, essa descoberta sugere um nível significativo de cognição, indicando que os neandertais compreendiam os recursos naturais necessários para realizar processos complexos.

Cavernas de Gorham

A estrutura foi encontrada no Complexo de Cavernas de Gorham, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2016. As condições ambientais do local contribuíram para a preservação dos materiais, permitindo que os pesquisadores reconstruíssem, com detalhes, as atividades realizadas pelos neandertais.

Na época em que a estrutura era utilizada, a paisagem — hoje submersa — era rica em biodiversidade. As ferramentas fabricadas, vale destacar, serviam tanto para caça quanto para proteção contra predadores.

+ Confira aqui o estudo completo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também