Home
Notícias
Estudante tenta colar grau com suástica pintada no rosto no RS
Notícias

Estudante tenta colar grau com suástica pintada no rosto no RS

publisherLogo
Aventuras Na História
19/02/2025 14h13
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16466691/original/open-uri20250219-18-1uxrt3s?1739974548
©Reprodução
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 18, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) proibiu que um formando do curso de Engenharia de Minas participasse da colação de grau com uma suástica pintada no rosto, em Porto Alegre.

Vinícius Krug de Souza pretendia participar da cerimônia com diversos símbolos estampando o rosto, mas foi proibido por funcionários da instituição. O estudante recebeu uma advertência da universidade, e foi forçado a remover a pintura para participar da solenidade. 

A administração da universidade relatou em nota que o vice-reitor e o coordenador de segurança encontraram o estudante na sala em que os demais formandos se preparavam, e o advertiram. Ele foi avisado que deveria apagar a suástica do rosto, caso contrário, "além de não poder colar grau, seria encaminhado para a Polícia Federal para registro de ocorrência".

Ainda no comunicado, a instituição pontuou que o formando argumentou que aquele símbolo tinha origem hindu, e negou a intenção de fazer apologia ao nazismo. Vale mencionar que, pela lei, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo é crime, com pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.

Leonel Radde, deputado estadual, afirmou em suas redes sociais que um boletim de ocorrência foi registrado para esse caso, e a UFRGS avalia quais as medidas administrativas cabíveis. A instituição também reforçou o compromisso de se opor a manifestações de ódio e intolerância, destacando na nota que a cerimônia foi continuada para preservar o momento de celebração para os demais formandos e familiares.

Nota da UNE

Após o caso, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se manifestou, reforçando que "apologia ao nazismo é crime", e cobrando a anulação da formatura e da entrega do diploma do aluno. Confira nota na íntegra:

"ABSURDO!

Recebemos com muita indignação a informação de que o formando do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vinícius Krug de Souza, desenhou uma suástica no rosto para participar da formatura dos cursos de Engenharia, na noite de hoje.

Enquanto representação máxima dos estudantes da UFRGS, reafirmamos que apologia ao nazismo. É CRIME e essa ação não passará impune. A UFRGS é território antifascista e não aceitaremos que se normalizem ações como essa dentro da nossa Universidade.

Enviaremos ainda hoje ofício à Reitoria da Universidade exigindo a anulação da entrega do diploma e da formatura do aluno Vinícius diante do crime cometido, que é previsto no Código Penal Brasileiro. Além disso, uma rigorosa investigação desse episódio será fundamental para que não se repita.

Nazistas não passarão!"

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também