EUA: Autoridades investigam bloco de gelo que atravessou telhado de residência
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Nesta semana, o Corpo de Bombeiros da Flórida, nos Estados Unidos, se deparou com uma chamada bastante inusitada: os moradores de uma residência da cidade de Palm Coast acionaram a corporação após um bloco de gelo cair sobre seu telhado de metal, inclusive destruindo-o parcialmente — mesmo que o dia estivesse com uma temperatura de cerca de 25 ºC e o céu limpo de nuvens.
Conforme pode ser visto em imagens divulgadas nas redes sociais do Corpo de Bombeiros de Palm Coast, o bloco de gelo era tão grande e pesado que atravessou o telhado metálico. Felizmente, o objeto não feriu ninguém, mas estilhaçou algumas vigas de madeira, além de amassar parte do telhado.
Mike Bishop, vizinho da residência, relatou ao FOX News que tomou um susto com o barulho, e disse ser a primeira vez que viu algo do tipo na área. "Nem sabia que era possível cair gelo do céu desta forma, em uma tarde ensolarada", afirmou, conforme repercute a Revista Galileu.
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fgelo-2.jpg)
Gelo azul?
Ao portal Weather.com, o Gabinete do Xerife do condado de Flagler alegou estar investigando a origem do gelo, e autoridades já acionaram a Administração Federal de Aviação (FAA) a fim de obter auxílio na investigação. Isso porque uma suspeita é que o bloco de gelo tenha caído de uma aeronave.
Incidentes relacionados a queda de gelo de aviões, embora sejam considerados relativamente raros, já foram registrados em outros lugares. Isso ocorre principalmente quando as aeronaves estão descendo, e pedaços sólidos formados nas áreas mais frias da atmosfera começam a derreter e se desprender das latarias.
Esse fenômeno, conhecido como "gelo azul", pode se relacionar ao vazamento de desinfetantes — geralmente de cor azulada, o que origina o nome — do avião. Vale mencionar que as companhias aéreas não podem despejar tanques de resíduos durante o voo, mas podem ocorrer problemas no tanque séptico, informa o Miami Herald.
"Quando a FAA recebe relatórios sobre tais incidentes, a agência tenta determinar se o gelo pode ter vindo de uma aeronave", informaram os bombeiros em comunicado. "O próximo passo então é identificar as aeronaves potencialmente envolvidas, e ordenar a realização de quaisquer serviços de manutenção que forem necessários".
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)