TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
EUA devolvem à Espanha medalhão visigodo de prata saqueado em 2006
Notícias

EUA devolvem à Espanha medalhão visigodo de prata saqueado em 2006

publisherLogo
Aventuras Na História
25/03/2025 13h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16490729/original/open-uri20250325-19-hun3gq?1742907709
©Divulgação/Manhattan District Attorney's Office
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

As autoridades dos Estados Unidos entregaram à Espanha um medalhão de prata visigótico, supostamente saqueado na região da Estremadura em 2006. A informação foi divulgada pela promotoria de Manhattan nesta segunda-feira, 24, em comunicado. 

A peça, datada entre os séculos 5 e 7, teria sido retirada ilegalmente do território espanhol antes de ser levada para Genebra e, posteriormente, surgir em Nova York em 2024. O objeto foi identificado pela unidade especializada no tráfico de antiguidades da promotoria, que conduz investigações sobre o comércio ilícito de bens culturais.

O medalhão

Avaliado em 210 mil dólares (cerca de R$ 1,2 milhão), o medalhão é um disco de metal usado para ornamentar couraças ou equipamentos equestres de soldados. Sua iconografia representa um cavaleiro enfrentando um dragão com uma longa lança, possivelmente uma referência a São Jorge, diz o comunicado. 

O artefato foi descoberto em 2006 por um detector de metais perto de Peraleda de la Mata, na Espanha, e acabou nas mãos do antiquário barcelonês Félix Cervera Bea, que teria contrabandeado a peça para fora do país, repercute O Globo. Posteriormente, foi adquirida pela Phoenix Ancient Arts, em Genebra, antes de ser exportada para Nova York com o intuito de ser vendida.

"Em nome do governo espanhol, gostaríamos de agradecer ao escritório do promotor e à sua Unidade de Tráfico de Antiguidades pela excelente cooperação com nossos Ministérios das Relações Exteriores e do Interior, que resultou na recuperação do Medalhão de Prata visigótico, uma peça datada entre os séculos 5 e 7 que foi saqueada na região da Extremadura e agora será devolvida à Espanha", disse a cônsul-geral da Espanha, Marta de Blas, no comunicado da promotoria.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também