Familiar de vítima do Titan critica baile de formatura com tema 'submarino'
Aventuras Na História
O bilionário britânico Hamish Harding era um dos passageiros que estava a bordo do submarino Titan, que implodiu de forma catastrófica, segundo relatado pela Guarda Costeira dos EUA na última quinta-feira, 22.
O submersível estava desaparecido desde o último domingo, 18, cerca de uma hora e 45 minutos após iniciar sua expedição aos destroços do lendário RMS Titanic — afundado em abril de 1912, que descansa a 3.800 metros de profundidade no fundo do Oceano Atlântico.
+ Quem estava no submarino que sofreu 'implosão catastrófica' ao tentar chegar até o Titanic?
Um dia antes da confirmação das mortes dos tripulantes, a família de Harding passou a criticar a organização do baile de formatura do Pembroke College, da Universidade de Cambridge. O bilionário foi aluno da instituição.
A polêmica se deu pelo fato do tema da festa ter sido "Nautilus: Nas profundezas" — uma referência ao clássico 'Vinte mil léguas submarinas', de Júlio Verne. Segundo o The Jerusalem Post, o Baile de Maio é realizado a cada dois anos pela Pembroke College e é aberto para todos os alunos da Universidade de Cambridge e seus convidados.
Retratação dos estudantes
Como resposta, repercute o jornal O Globo, os estudantes do Pembroke College publicaram uma nota. "Nós estamos cientes da assustadora notícia sobre o ex-aluno de Pembrok Hamish Harding. O tema do Baile de Maio de hoje já havia sido escolhido foi escolhido muitos meses atrás. E se nós pudéssemos mudá-lo, nós mudaríamos".
Além disso, nas redes sociais as fotos do baile mostravam as decorações feitas com submarinos e outros veículos subaquáticos. Os participantes do Baile de Maio também se divertiam contando a música 'My Heart Will Go On' de Celine Dion, que foi tema do filme Titanic, de 1997.
Em entrevista ao The Telegraph, Kathleen Cosnett, prima de Harding, criticou os alunos por participarem do evento, classificado por ela como algo de "extremo mau gosto". Ainda ao veículo, Kathleen disse que a festa se tratou de algo terrível e só mostrou como "a educação foi perdida há algumas gerações".
Ridículo. Eles teriam um registro dele estudando lá, eu teria pensado", esbravejou. "Eles devem pensar mais de duas vezes e mostrar consideração. Talvez tenhamos sorte de eles não terem tocado Yellow Submarine. Mas talvez eles não tenham idade suficiente para isso".