Home
Notícias
Fonte misteriosa com formato de quatro folhas é descoberta na Polônia
Notícias

Fonte misteriosa com formato de quatro folhas é descoberta na Polônia

publisherLogo
Aventuras Na História
17/02/2025 15h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16465056/original/open-uri20250217-18-1lrc4iq?1739806777
©Divulgação/GDDKiA
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Durante a extensão da estrada nacional No. 7, em Zakroczym, na Polônia, foi descoberta uma fonte de estilo marroquino com formato de quatro folhas. Localizada próxima à escarpa do Vístula, perto das ruas Widokowa e Utrata, a estrutura data do final do século 19 ou início do século 20 e é feita de tijolos unidos com argamassa de cal branca. 

Restos de um cano metálico indicam que ela foi usada como fonte de água. No entanto, o que permanece misterioso é não apenas a intenção por trás de seu design, mas também sua localização, próxima à Fortaleza de Modlin.

A fortaleza, construída inicialmente por Napoleão Bonaparte durante as Guerras Napoleônicas, passou por uma modernização significativa entre 1894 e 1900, quando elementos de tijolo foram substituídos por concreto. Alguns dos tijolos da demolição podem ter sido reaproveitados na construção.

Segundo o site Archaeology News, pesquisadores têm levantado a hipótese de que a fonte tenha sido parte de um acampamento militar temporário. 

Fonte de estilo marroquino encontrada na Polônia / Crédito: Divulgação/GDDKiA
Fonte vista de cima / Crédito: Divulgação/GDDKiA

Função mais ampla?

Embora a fonte tenha sido encontrada em uma área que poderia ter servido como um acampamento militar, a presença de uma estrutura decorativa como essa levanta dúvidas. 

Como observou Małgorzata Tarnowska, porta-voz da Varsóvia da Direção Geral de Estradas e Autoestradas (GDDKiA), em comunicado, "em um campo montado com tendas e estruturas improvisadas, um elemento decorativo como esse parece desnecessário".

Isso sugere que o local pode ter tido uma função mais ampla, possivelmente servindo como uma base permanente para operações militares. Sua localização estratégica, em uma escarpa alta com vista para o Rio Vístula, teria facilitado a defesa e a visibilidade.

A descoberta tem sido monitorada por arqueólogos, que realizaram documentação fotográfica, geodésica e escaneamento 3D, repercute o site. A fonte, ainda em estudo, pode revelar mais sobre o intercâmbio cultural entre a Polônia e o Marrocos no final do século 19, período em que a arquitetura neomoorish ganhava popularidade na Europa.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também