França: Alpinistas são encontrados mortos por exaustão no Mont Blanc
Aventuras Na História
Foram encontrados mortos nesta terça-feira, 10, quatro alpinistas, sendo dois coreanos e dois italianos, que ficaram presos por três dias nas proximidades do cume do Mont Blanc, o ponto mais alto dos Alpes. As vítimas foram localizadas por equipes de resgate que enfrentaram condições climáticas adversas, dificultando o acesso à área.
Os quatro alpinistas foram descritos pela prefeitura do departamento francês de Haute-Savoie como tendo morrido de "exaustão" após enfrentarem ventos fortes, temperaturas congelantes e nevascas intensas. Ambos os grupos estavam a cerca de 100 a 200 metros do cume, segundo o Pelotão de Gendarmaria de Alta Montanha (PGHM).
A Gendarmerie foi notificada no último sábado sobre três grupos de alpinistas em situação crítica nas encostas do Mont Blanc devido ao mau tempo. Embora uma primeira dupla de coreanos tenha sido resgatada no domingo a 4.100 metros de altitude, a piora nas condições climáticas impossibilitou novas operações de resgate.
Resgate
Na manhã desta terça-feira, um helicóptero que tentava localizar os alpinistas foi impedido pelas nuvens, mas uma nova tentativa à tarde permitiu que os corpos fossem encontrados. Segundo 'O Globo', todos os quatro alpinistas estavam sem guias profissionais, o que pode ter contribuído para a gravidade da situação.
A prefeitura informou que as famílias das vítimas foram notificadas e reforçou a importância de sempre seguir as recomendações de segurança e estar acompanhado de guias locais qualificados.