França: Pais suspeitos de sequestrarem o próprio filho são alvos de mandado de prisão
Aventuras Na História
Um casal suspeito de sequestrar o próprio filho, um bebê prematuro chamado Santiago, é alvo de mandados de prisão emitidos pela Justiça francesa. O crime teria ocorrido na noite de segunda-feira em um hospital nos arredores de Paris. A ordem de prisão foi expedida “em nível europeu e, de forma mais ampla, através da Interpol”.
Com apenas 17 dias, o bebê foi levado da unidade neonatal do hospital Robert Ballanger, em Aulnay-sous-Bois, entre 23h e 23h30 (horário local). O pequeno nasceu oito semanas antes do previsto e, de acordo com os médicos, necessita de cuidados constantes para sobreviver.
De acordo com informações do portal de notícias O Globo, as autoridades ainda não sabem a motivação do crime. Contudo, segundo o procurador de Seine-Saint-Denis, Éric Mathais, os pais, com idades de 23 e 25 anos, podem ter agido por medo de perder a custódia da criança. No dia do sequestro, eles haviam se encontrado com a equipe médica do hospital.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, a polícia francesa e o Judiciário expressaram “extrema preocupação” com a saúde de Santiago, mas disseram que ainda não perderam a esperança de encontrá-lo em segurança. As autoridades solicitaram aos pais, vistos pela última vez na Bélgica, que levem o bebê “imediatamente ao hospital mais próximo”.
Prisões
Na terça-feira, três familiares dos genitores foram detidos em Seine-Saint-Denis. Dois homens, um menor de idade e um adulto, foram acusados de “sequestro de menor de 15 anos em grupo organizado” e estão em prisão provisória. Eles admitiram ter acompanhado o casal e o bebê na fuga para a Bélgica antes de retornarem à noite. Além disso, uma mulher foi acusada de omissão de denúncia de crime e está sob supervisão judicial.