Funeral de Bento 16 será presidido por Papa Francisco e já tem data definida
Aventuras Na História
Neste sábado, 31, a morte do papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, foi anunciada. O antigo pontífice faleceu dentro de um convento localizado nos jardins do Vaticano, onde vivia desde 2013. A informação foi dada por Matteo Bruni, o porta-voz oficial do Vaticano.
Essa será a primeira vez na milenar história da Igreja Católica que um papa reinante irá enterrar outro papa. O argentino Francisco irá presidir o funeral de Bento XVI, que começará a partir de segunda-feira, 2, mas será finalizado no próximo dia 5.
O último adeus dos fiéis ocorrerá na Basílica de São Pedro, como informado pela Igreja Católica. A nota divulgada pelo Vaticano informou que o papa emérito faleceu às 9h34 (no horário de Brasília, 5h34). Muitas autoridades religiosas e políticas lamentaram a morte do pontífice nas redes sociais.
Saúde delicada
Francisco disse na quarta-feira, 28, que Bento XVI estava “muito doente”, e pediu que a Igreja rezasse por ele. O Vaticano afirmou mais tarde, em um comunicado, que o papa emérito havia sofrido uma “piora” repentina de saúde e estava constantemente recebendo auxílio médico, segundo informações da AFP, via Uol.
Bento XVI foi o primeiro papa em mais de 600 anos a renunciar ao cargo de chefia da Igreja Católica. Em 2013, o pontífice anunciou a decisão formal, em meio a muitas acusações de omissão em casos de pedofilia envolvendo sacerdotes.