General americano fala em guerra contra a China em 2025: 'Espero estar equivocado'
Aventuras Na História
Um general da Força Aérea dos Estados Unidos alertou militares do país para uma possível guerra com a China no ano de 2025. Segundo ele, o conflito ocorreria, muito provavelmente, por causa de Taiwan, democracia autônoma que tem território reivindicado por Pequim.
Em seu alerta, o general pediu aos comandantes que pressionem suas unidades para que se preparem para a guerra. As informações são da agência de notícias AFP.
Dissuadir ou derrotar a China
De acordo com a fonte, em memorando interno que foi divulgado pelas redes sociais o chefe do Comando de Mobilidade Aérea, general Mike Minihan, diz que as forças americanas devem ter como objetivo principal dissuadir "e, se necessário, derrotar" a China.
"Espero estar equivocado. Meu instinto diz que estaremos em combate em 2025", declarou Minihan, quem apontou que a eleição presidencial em Taiwan, que ocorre no próximo ano, dará a Xi Jinping um pretexto para uma agressão militar. Por outro lado, o governo dos Estados Unidos estará preocupado com sua própria disputa eleitoral pela Casa Branca. "A equipe de Xi, o motivo e a oportunidade estarão alinhados em 2025", disse o general.
Segundo a AFP, a mensagem também pede aos oficiais do Comando de Mobilidade que sigam para o campo de tiro, "disparem um pente" em um alvo e "apontem para a cabeça". Um porta-voz do Pentágono confirmou à agência de notícias que o memorando foi de fato enviado por Minihan. 'Sim, é fato que ele enviou isso', escreveu, por e-mail.