General brasileiro é nomeado pela ONU para missão de paz no Congo
Aventuras Na História
Na noite da última quarta-feira, 4, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a Missão para Estabilização da República Democrática do Congo (Monusco) terá um novo chefe. O escolhido foi o general brasileiro Otávio Rodrigues de Miranda Filho, a partir de março desse ano.
A inciativa é considerada uma das maiores operações de paz do mundo e é liderada atualmente por outro brasileiro, o general Marcos de Sá Affonso da Costa, que terminará sua participação em 28 de fevereiro, deixando o poro para Otávio.
Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral, António Guterres, afirmou que há “gratidão” com o comandante atual da Monusco “pela importante contribuição e serviço”. A missão foi iniciada em julho de 2010 e conta com cerca de 16,3 mil militares de diversos países.
Histórico de serviço
Nas Forças Armadas do Brasil, Miranda Filho tem vários anos de experiência e é o atual responsável por uma grande estrutura administrativa e logística, que apoia 32 organizações militares na área da Amazônia Legal.
O general também possui experiência em gestão, já que, durante sua carreira, liderou a pasta de Assuntos Internacionais das Forças Armadas e foi chefe, entre os anos de 2016 e 2018, do Comando Militar do Planalto, segundo informações da ANSA, via UOL.