'Gladiador': Como foram filmadas as cenas após morte de ator durante o filme?
Aventuras Na História
No ano 2000, o cineasta Ridley Scott, já consagrado por sucessos como 'Alien — O 8.º Passageiro' (1979) e 'Blade Runner - O Caçador de Androides' (1982) lançou 'Gladiador'. Produção também aclamada, o filme conta com a presença de estrelas como Russell Crowe, Joaquin Phoenix e Oliver Reed.
De acordo com a sinopse, "Maximus [Russell Crowe] é um poderoso general romano, amado pelo povo e pelo imperador Marcus Aurelius [Richard Harris]. Antes de sua morte, o Imperador desperta a ira de seu filho Commodus [Joaquin Phoenix] ao tornar pública a sua predileção em deixar o trono para Maximus. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego, e passa a se esconder como um escravo e gladiador enquanto vai atrás de vingança".
Porém, um fato sobre 'Gladiador' que poucos conhecem é que um de seus personagens mais importantes, o ex-gladiador e proprietário de escravos Proximo — que ensinou a Maximus a importância de "conquistar a multidão" —, teve um desfecho conturbado na produção. Isso porque seu intérprete, Oliver Reed, veio a falecer ainda enquanto o filme era gravado.
Fim das gravações
Quando Oliver Reed morreu, grande parte do filme já havia sido gravada, mas ainda faltavam algumas cenas finais — e, infelizmente, seu personagem ainda tinha importância para a história.
Apesar disso, surpreendentemente é possível assistir, nas cenas finais de 'Gladiador', uma última interação entre Proximo e Maximus a noite, separados pelas grades de uma cela de prisão, além da cena em que o proprietário de escravos morre.
Na época, muito se questionou sobre como foi possível completar o filme mesmo com a morte de Reed. E o espanto é válido, pois, algo semelhante só foi feito novamente com tanta maestria em 'Velozes e Furiosos 7', 15 anos depois, para as cenas finais de Brian O'Conner, interpretado por Paul Walker.
Porém, como já adiantado para aqueles que conhecem o feito de James Wan (diretor de 'Velozes e Furiosos 7'), a técnica hoje em dia não espanta muito. Para ambas as cenas, um dublê de corpo foi quem atuou no lugar de Oliver Reed, enquanto o rosto do ator foi aplicado digitalmente na pós-produção pela britânica The Mill, responsável pelos efeitos especiais do filme, segundo repercutido pelo Screen Rant. Além disso, algumas cenas já gravadas foram aproveitadas para auxiliar na produção do rosto digital.
Embora Oliver Reed tenha morrido tristemente antes da conclusão de 'Gladiador', sua atuação como Proximo ainda foi um elemento tão essencial para a obra quanto foi a de Russell Crowe como o herói do filme, Maximus. Com isso, o ator se consagrou, tendo uma atuação final digna de sua carreira de sucesso, tendo garantido inclusive o Oscar de Melhor Filme naquele ano.