Goiás: Ilha de R$ 10 milhões é colocada à venda e viraliza nas redes sociais
Aventuras Na História
Apesar de não ter saída para o mar, uma cidade goiana chamou a atenção nas redes sociais por ter uma ilha à venda. O terreno, localizado na represa de Itumbiara, foi posto à venda por R$ 10 milhões, pelo corretor de imóveis Welerson Antunes. Até agora, a publicação já soma mais de 800 mil visualizações.
Conforme repercutido pelo UOL, o corretor disse que os 220 mil metros quadrados de faixa de terra cercada por água doce podem ser divididos em 194 lotes, sobrando espaço para a construção de ruas, áreas de lazer e até mesmo um heliponto.
Após a repercussão do vídeo, a Eletrobras esclareceu que não existem ilhas no estado de Goiás, e sim áreas isoladas em reservatórios de água destinados à geração de energia elétrica, sob sua concessão.
Estas áreas isoladas são propriedades privadas que podem pertencer à concessionária ou aos proprietários dos terrenos afetados pela construção da represa. “As áreas isoladas mencionadas seguem a cota de desapropriação do reservatório de Itumbiara”, afirmou a empresa em um comunicado.
Explicação
Porém, esta ilha pode ser adquirida por não pertencer à União ou ao estado, como assegura o artigo 1.249 do Código Civil, que afirma que: “As [ilhas] que se formarem pelo desdobramento de um novo braço do rio continuam a pertencer aos proprietários dos terrenos à custa dos quais se constituíram.”.
Ela tem escritura, registro e matrícula individual. Então, ela pode ser construída, loteada, pode ser feito até um resort —olhando as leis que regem o município em que ela está", explicou o corretor em suas redes sociais.
Esta não é a única ilha particular presente na região, que também conta com a Ilha do Cascalho, localizada na Represa de Cachoeira Dourada, e a Ilha do Sol, no rio Paranaíba, segundo uma publicação do jornal O popular.